Cronograma capilar, você sabe o que é? Vem que eu te conto!

Você já ouviu falar sobre CRONOGRAMA CAPILAR? Nesse post vou te explicar tudo sobre o assunto e te ensinar a fazer o cronograma capilar de forma fácil e econômica, esse post está recheado de DICAS INCRÍVEIS! Vamos conferir!

CRONOGRAMA CAPILAR é uma sequencia de tratamento para os fios capilares, esse tratamento é dividido em 3 etapas. As etapas são HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO. Cada etapa tem a função de repor algo em nossos fios. Para você entender melhor expliquei abaixo o que cada etapa repõem em nossos cabelos.
  • HIDRATAÇÃO - Repõe a água dos fios
  • NUTRIÇÃO - Repõe os óleos dos fios
  • RECONSTRUÇÃO - Repõe a queratina dos fios
Cada etapa do tratamento deve ser feita no minimo a cada 48 horas, com a sequencia alternada, de acordo com a necessidade de cada cabelo.


QUANDO DEVO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR 

Ao logo dos dias os fios vão perdendo água, nutrientes e massa, e devido a isso precisamos sempre está cuidando para que essas perdas não afetem a saúde de nossos cabelos. Como eu já disse aqui no blog, o cabelo cacheado tende a ser naturalmente mais ressecado devido a sua curvatura que impede que a oleosidade natural dos fios cheguem até as pontas, com isso os fios cacheados e crespos precisam sempre de cuidados maiores. O cronograma capilar é uma excelente opção para as cacheadas e crespas, mas não necessariamente o cronograma deve ser um regra.

Qualquer pessoa pode seguir o cronograma capilar, inclusive se você tiver cabelo liso!

COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR

Como eu disse no início do post o cronograma capilar é dividido em 3 etapas, cada etapa vai complementar uma a outra.

 Assim como o cronograma, a tabela abaixo não é regra. Você pode adapta-la de acordo com a necessidade do seu cabelo. Se ele estiver opaco e com pontas duplas, seu cabelo precisa de mais hidratação. Se ele estiver muito ressecado, seu cabelo precisa de mais nutrições. E se ele estiver quebradiço e poroso, seu cabelo precisa de reconstrução. Lembrando que a reconstrução em excesso pode acabar fazendo o efeito inverso nos seus fios, então o recomendado é fazer no máximo 2 reconstruções ao mês. A hidratação não tem contra indicação, pode ser feita sempre que quiser, já a nutrição deve ser feita apenas de acordo com a necessidade. Você pode iniciar usando algumas das 3 opções abaixo e depois ir adaptando para o seu cabelo de acordo com o estado que ele estiver.

Veja abaixo algumas opções que você pode seguir

QUAIS PRODUTOS DEVO USAR PARA FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR

Em cada etapa deve-se usar um produto diferente, que contenha em sua composição os elementos necessários para o efeito desejado. Não entendeu nada? Calma eu vou explicar! Cada etapa tem um função diferente, então em cada etapa temos que usar um produto com a função desejada para aquela etapa do dia.  Veja abaixo quais ingredientes que deve contem em cada etapa.


Tendo os produtos agora é só se programar e começar o cronograma! Como o intervalo minimo deve ser de 48 horas, então você pode marcar de fazer toda segunda, quarta e sábado, ou terça, quinta e domingo! Você é quem vai definir os dias e o melhor horário do seu tratamento. Não esqueça que todas as etapas você pode fazer em casa. É simples, basta lavar os fios como de costume e fazer o tratamento, deixe agir no tempo recomendado na máscara e depois condicione e finalize!

Postar um comentário

Instagram

Kahchear. Theme by STS.