MEU RELATO NA VOLTA AOS CACHOS - ANTES | DURANTE | DEPOIS DA TRANSIÇÃO CAPILAR

Hoje completa 4 anos desde o dia que decidi ter o meu cabelo natural. Essa é uma data muito importante, e então eu decidi compartilhar com vocês várias fases que passei antes, durante e depois da transição capilar. Espero que gostem desse relato que preparei com todo meu amor e carinho ♡
relato de volta aos cachos, cabelo cacheado, cabelo crespo, transição capilar, big chop, bc, kahchear, kahena kévya, kahena,
INSATISFAÇÃO
Em média, com 13 anos comecei a usar relaxamento no cabelo. Com 15 ou 16 anos, fiz minha primeira escova inteligente, meu cabelo ficou lisinho, isso até o cabelo começar a crescer a raiz e começar a aparecer. Como eu queria sempre que o cabelo ficasse lisinho, então comecei a fazer escova e chapinha uma vez por semana. E a cada 6 meses ou até a cada 1 ano eu retocava a raiz do cabelo com uma nova escova inteligente. 
Quando percebi eu já estava viciada em ter um cabelo que não era meu e que não me fazia mais bem, porque os cuidados tomavam muito do meu tempo, o custo pra manter o cabelo liso era caro e muitas vezes eu deixava de fazer coisas que amo por conta de não querer estragar a escova que eu tinha acabado de fazer.
Tomar banho de piscina, de mar e de chuva é um dos maiores prazeres que eu tenho na vida. E muitas vezes isso foi tirado de mim por mim mesma. Eu me privava desses lazeres para não molhar o cabelo e precisar fazer outra escova e chapinha mais de 1 vez por semana.
Infelizmente, eu não conseguia mais sair sem que fosse com o cabelo escovado e chapado, com todos os fios controlados e no lugar. Eu não suportava sair de casa de cabelo molhado, tanto é que eu não saia.
Além de tudo isso, o cabelo foi estragando devido muita química e calor, mesmo usando protetor térmico, hidratando o cabelo toda semana e cortando as pontas frequentemente.

DECISÃO
No dia 15 de maio de 2014, há exatamente 4 anos, eu sai do banho e simplesmente respirei fundo e fiz uma fitagem no cabelo. Isso foi um grande marco na minha vida! Antes dessa data eu já vinha cansada do cabelo alisado e então eu já vinha pesquisando muito na internet de como fazer para ter os cachos de volta. E essa vontade foi tomando conta de mim. A cada dia eu ficava mais empolgada, até que o dia chegou e foi. Eu garanto, foi LIBERTADOR!
Decidi deixar os cachos voltarem e de não fazer mais nenhuma química alisante. Além disso, não teria que desapegar do secador e da chapinhas. E assim eu fiz!

INÍCIO DA TRANSIÇÃO CAPILAR
Claro e evidentemente que não foi tudo a mil maravilhas. Foi todo um processo de aceitação e auto conhecimento. Apesar de ter vivido até meus 13 anos com o meu cabelo natural, infelizmente eu nunca soube cuidar dele. E quando eu voltei a começar a ter o cabelo natural eu simplesmente estava experimentando algo novo, como se nunca tivesse tido.
Foi difícil, muitas vezes o cabelo não definia, ficava as texturas bem evidentes e na maioria das vezes a única solução que eu encontrava era fazer um coque.
E foi assim que passei a maior parte da transição, com um coque de cabelo. 
Mas apesar dessa fase não ter sido a melhor, mesmo assim eu amei cada momento dela, mesmo quando eu a odiava.

BIG CHOP - BC
O Big Chop - BC nunca foi uma opção para mim. A minha técnica foi passar pela transição e aos poucos e cortando o cabelo, eu nunca pensei em tirar de uma vez só a parte alisada. A cada mês eu cortava um pouquinho e assim ia levando. Cada vez que eu cortava um pouquinho eu já sentia muita diferença na definição do cabelo. 

REDESCOBRINDO O FORMATO/TIPO DOS MEUS CACHOS
Quando vi o primeiro cachinho se formando, foi uma alegria! Eu até chorei. Até então eu não sabia o tipo do meu cacho, não sabia se meu cabelo era cacheado ou se chegava a ser crespo. 
Saber o tipo do cacho só foi possível praticamente quando terminei a transição capilar, porque ai não tinha mais nenhuma parte alisada, só os meus cachinhos naturais.

ADAPTANDO-SE A NOVA ROTINA CAPILAR
Antes da transição eu só lavava o cabelo um vez por semana, e nessa única vez eu fazia a escova e a chapinha, geralmente nos fins de semana. A partir do dia que decidi passar pela transição eu passei a lavar meu cabelo todos os dias. A alegria de tomar banho e não me preocupar em molhar o cabelo fazia com que eu lavasse ele todos os dias ou no mínimo um dia e outro não. Passei a usar produtos específicos para cabelos cacheados e crespos, passei a fazer mais hidratações, especialmente hidratações com produtos naturais como, babosa, azeite de oliva, amido de milho e outros.

FINALIZAÇÕES
De cara no primeiro dia da decisão infelizmente eu não tinha nenhum creme de pentear em casa. O único produto que eu tinha era um desfrisante que eu usava como protetor térmico na hora que eu fazia escova e chapinha. Fui passando o produto no cabelo e fazendo fitagem, mecha por mecha. Dedoliss era uma ótima aliada na transição, ajudava a disfarçar mais as texturas.

AUTO ESTIMA E AUTO CONHECIMENTO
Nos últimos dias antes da decisão eu já vinha com a auto estima baixa e não me reconhecia mais. Iniciar a transição não significou que imediatamente minha auto estima se elevasse, pelo contrário, ela caiu ainda mais. 
Porém o auto conhecimento me ajudou bastante, foi onde eu passei a me conhecer melhor, a saber o que realmente eu queria e o que realmente me deixava feliz. E então, a auto estima se elevou! 
E fui percebendo que cabelo é coisa superficial e que o que mais importa pra mim é o que realmente eu sinto. O que eu queria mesmo era tomar banho de piscina, de mar e de chuva! O que eu queria mesmo era não me preocupar mais com frizz, cabelo arrepiado e muito menos me preocupar com o volume. Eu queria mesmo era meu cabelo cacheado, da forma que ele é e do jeito que Deus me deu, era só o que eu queria. E eu consegui! 

SATISFAÇÃO E GRATIDÃO
Hoje, após 4 anos eu vejo o quanto eu cresci por dentro, o quanto eu amadureci! E o processo de transição capilar foi extremamente importante na minha vida! Eu precisei passar por ela pra enxergar o quanto as vezes eu era fútil, imatura e sem sentimento pelas coisas da vida. Hoje me sinto mais feliz, mais satisfeita com os meus sentimentos e com minha aparência.

Sou grata a DEUS acima de tudo, por tudo! OBRIGADA!


ALGUMAS FOTOS - ANTES | DURANTE | DEPOIS DA TRANSIÇÃO CAPILAR
relato de volta aos cachos, cabelo cacheado, cabelo crespo, transição capilar, big chop, bc, kahchear, kahena kévya, kahena,
relato de volta aos cachos, cabelo cacheado, cabelo crespo, transição capilar, big chop, bc, kahchear, kahena kévya, kahena,
relato de volta aos cachos, cabelo cacheado, cabelo crespo, transição capilar, big chop, bc, kahchear, kahena kévya, kahena,
relato de volta aos cachos, cabelo cacheado, cabelo crespo, transição capilar, big chop, bc, kahchear, kahena kévya, kahena,

"Quero lembrar que devemos fazer o que nós faz bem! E o cabelo alisando na minha vida não estava mais me fazendo bem. Isso não significa que todas as alisadas devem assumir o seu cabelo natural! Se você se senti bem com o seus cabelo alisado, ótimo! Se você se senti bem com seu cabelo cacheado/crespo, ótimo! O importante é você estar feliz, independentemente de como você esteja."

5 comentários

  1. Lindo depoimento!! Depois de anos entregues a alisamentos temos a benção de aceitar nosso próprio cabelo maravilhoso!! Pena que existe o fator "encolhimento", senão seria mesmo tudo de bom!! Mas sem dudúvi tb estou muito feliz com meu crespíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário! É, o fator encolhimento é um grande "problema" para as cacheadas e crespas. Mas eu costumo pensar que se não existisse o fator encolhimento não existiria os cachos. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. CHEGUEI ATE A CHORAR LENDO SEU DEPOIMENTO... CADA PALAVRA SUA PARECIA ATE CONTANDO UM POUCO DA MINHA HISTORIA.ESTOU PASSANDO PELA TRANSIÇÃO E SEI QUE NAO E FACIL SE SENTIR ESQUISITA ..AS VEZES PENSO EM DESISTIR MAS PROCURO LER RELATOS DE PESSOAS EM TRANSIÇÃO AI FOI QUE VI O SEU DEPOIMENTO E CONFESSO QUE MIM EMOCIONOU MUITO MESMO...EU SEI QUE UM DIA VOU FINALMENTE DIZER VOLTEI A SER EU MESMA FOI DIFICIL MAIS CONSEGUI .BJOS MINHA LINDA E MUITO OBRIGADA EM FAZER EU FICAR MAIS DECIDIDA NA MINHA TRANSIÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre penso que todo esse processo me serviu para me deixar mais forte, ele mudou tanto minha aparência quando meu interior. Fico imensamente feliz por ter te ajudado a seguir com sua transição. Isso é muito gratificante. Força :)

      Excluir
    2. Estou criando coragem para fazer a transição.
      Antes não sabia cuidar do meu cabelo cacheado e depois que passei a alisar minha autoestima melhorou muito. Porém ao mesmo tempo passei a me sentir obrigada a estar sempre com o cabelo liso.
      Faz cinco anos agora, e estou ficando cansada de depender do liso parae sentir bonita.
      Mas me falta coragem de assumir os cachos. Acho que por me lembrar da minha adolescência quando eu sentia que estava sempre toda bagunçada.
      Belo depoimento e lindo blog :D

      Excluir

Instagram

Kahchear. Theme by STS.